Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

10.14.2005

Roubos e usurpações

O único antivírico existente para combater uma suposta gripe das aves nos humanos é o Tamiflu da Roche. Ora, segundo os jornais, a Roche não pretende libertar a patente do medicamento, o que lhe vai proporcionar chorudos lucros, bem menos do que se também fosse ela, visto que é a única que o sabe, a produzir os genéricos.
Ora, o que me chamou a atenção na notícia é que o Tamiflu tem como substância activa um tal oseltamivir, que dizem não ser uma molécula sintética mas sim uma molécula natural resultante duma planta que existe apenas em certas zonas do mundo. A minha questão é: terá sido o conhecimento do uso antigripal deste antivírico sido roubado pela Roche a uma população que agora dele necessita numa produção em maior escala e que não tem o dinheiro para o comprar? É bem possível...
Sim, que os roubos mais importantes não estão na formação de cartéis - apesar de ser de louvar estas investigações e multas, nomeadamente contra a Roche. E já agora, neste tipo de investigações, o portal das compras públicas aqui referido pode vir a ser uma ajuda.