Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

10.13.2005

As quatro mosqueteiras:)

Houve um tempo em que éramos quatro: Ana Paula Inácio, Isabel Coutinho, Angela Leite e eu. Tão diferentes umas das outras como os quatro pontos cardeais:) Amigonas de fim de curso.
A única que tinha aspirações sérias a publicar era a Isabel. A única que não escrevia era eu. A Ana Paula sempre escreveu, principalmente poesia (da qual eu nada percebia, o que muito me embaraçava quando estivemos apaixonadas - paixão não consumada, aliás; naquele tempo não bastava haver paixão para viver paixão, não havia espaço mental para isso - se bem que um quarto teria sido provavelmente o melhor antídoto para o medo:) Hoje faz reconhecidamente parte duma nova geração de escritores, contistas. A Isabel veio para Lisboa, estagiou no Público e dirige hoje o Mil Folhas - penso que nunca publicou, não sei se ainda escreve, perdemo-nos de vista. A Angela mostrava pouco o seu lado sério, tinha uma imagem de conquistadora a manter:) Mas a vida teve uma forma curiosa de a obrigar a desenvolver o seu melhor e agora, quando está prestes a defender o seu doutoramento em Genética da Psicologia, vai publicar brevemente um livro: "Histórias improváveis."
E, não sei até que ponto ela gostará de me ver dizer isto (ela tem aspirações mais universalistas do que isso, e é justo), mas é um estouro na escrita feminina contemporânea portuguesa. Lhe aguardem:)