Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

11.07.2005

Geração rasca ou políticas rascas?

Dou aulas no Barreiro. A minha escola tem uma forte presença de alunos negros; presença que pode rondar os 50% no 7º ano mas que se reduz a 10, ou 5% no 12º...
Nos arredores do Barreiro existem bairros maioritariamente negros e/ou pobres.
Os alunos contam-me como, durante o Euro 2004 (há pouco mais de um ano, portanto), existia um recolher obrigatório tácito para os jovens desses bairros que se traduzia no ataque indiscriminado das forças policiais de intervenção aos jovens que se encontrassem na rua, ou a caminho de casa, depois do entardecer.
Os meus alunos têm medo da Polícia, e raiva, muita raiva. Mesmo aqueles que são doces, muito doces.
E assim se contêm, digo "integram", os jovens dos bairros desfavorecidos em Portugal.
É uma questão de tempo até que a revolta se contagie; uma questão de tempo. Valha-nos o hip-hop...

3 Comments:

Blogger Vanessa said...

E pouco tempo... diria até. Porque estamos a ser bombardeados com as notícias de 'riots' de frança, e daí nada de bom.

Por cá as condições estão lançadas, é só acontecer algum evento que marque o ponto de rotação para que as coisas saiam da norma... =/

11:04

 
Blogger Anabela Rocha said...

As condições estão lançadas mas ainda há quem queira meter a cabeça na areia: ainda ontem o Presidente da República veio dizer que a diferença entre nós e os franceses era que a nossa polícia era de proximidade... Proximidade à flor da pele, pergunto eu?

16:07

 
Blogger Vanessa said...

Por acaso tenho pouco tempo para apanhar algumas notícias e essa foi uma das quais me escapou.

Realmente devem ter os olhos vendados, porque não vêm o que está mesmo à sua frente na cidade de lisboa, e periferia.

Cruzo os meus dedos para que não aconteça algum ponto de rotação semelhante ao que aconteceu em França, porque isso foi o pretexto...

Se bem se o que se chamam de policia de proximidade é haver policiamento nocturno em locais de folia, é caso para dizer que estão de olhos fechados por vontade própria.

20:05

 

Enviar um comentário

<< Home