Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

11.23.2005

Equívocos

Assisti recentemente a várias curtas de técnicas diferentes: os vídeos videoarte do Festival Número e alguns dos vencedores do Cinanima.
Penso que a videoarte ainda está muitas vezes na idade do equívoco técnico: confunde-se uma mestria das técnicas próprias daquele suporte com uma visão técnica da comunicação. Mesmo quando se faz poesia multimedia penso que muito dificilmente uma imagem resultante apenas do virtuosismo técnico vale só por si. Quero com isto dizer que o experimentalismo técnico tem os seus limites e que me aborreci com alguns trabalhos.
No entanto, foi refrescante ver a reconstrução lésbica duma cena hitchcokhiana (a mesma personagem, filmada alternadamente em perfis opostos, seduz-se a si própria).
E um outro trabalho de auto-retrato de contornos sempre instáveis também muito interessante.
Já o cinema de animação ultrapassou claramente a fase do deslumbramento face ao domínio técnico (bem, à excepção de algumas americanices comerciais, infelizmente muito usadas em cinema) e consegue apresentar peças únicas, obras de arte completas. O Cinanima é uma pérola das minhas terras. Obrigada.