Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

7.04.2006

Todos ao Porto cambada!:)

Comissão Organizadora da 1ª Marcha LGBT no Porto
Fax: 222089349
E-mail: orgulhoporto@gmail.com
www.orgullhoporto.org

Porto, 3 de Julho de 2006

Caros,

Este mail destina-se a convidar-vos a participar na 1a Marcha do Orgulho LGBT no Porto.

Nos últimos anos, os temas da identidade de género e orientação sexual têm vindo a ganhar cada vez maior destaque nas discussões públicas em Portugal. Este destaque não é incidental nem passageiro, devendo-se antes a uma tomada de consciência por parte de sectores cada vez maiores e mais abrangentes da sociedade portuguesa, no sentido de que há muito por fazer (a nível legislativo, a nível das mentalidades, a nível da educação) para que esta se torne mais justa para todos os muitos e variados grupos que a constituem, e não apenas para as maiorias visíveis.
Neste sentido, queremos que esta seja mais do que uma marcha do Orgulho LGBT, mais do que uma marcha pela visibilidade das minorias GLBT, mais do que uma marcha pelas questões específicas da orientação sexual e da identidade de género. Queremos, acima de tudo, reivindicar o respeito a que todos os seres humanos têm direito, independentemente do grupo a que pertencem.

Numa sociedade democrática e de liberdades, todas as minorias têm o direito à sua dignidade.

Num ano em que o assassinato de Gisberta, que, como acontece diariamente com tantos outros, acumulou inúmeras fragilidades (imigrante, sem abrigo, transgénera...), nos recorda do quanto há para fazer pela defesa e integração das minorias, queremos a 1ª Marcha do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero do Porto seja, mais do que tudo, uma marcha pelos Direitos Humanos.

Esperamos contar com a presença não só de todos os que desejam e favorecem um maior respeito e trabalho pelas comunidades GLBT, mas também de todos os que desejam uma sociedade mais justa, integrante e respeitadora.

Vimos, assim, convocar-vos de forma a, juntos, fazermos da primeira Marcha de Orgulho do Porto um evento marcante, impulsionador da luta que partilhamos.

A marcha decorrerá no dia 8 Julho, precedida de concentração no Campo 24 de Agosto, às 15h. Concluirá na praça D. João I com uma sessão pública e a festa que juntos construiremos.

Esperamos encontrar-vos lá e agradecemos desde já a vossa presença.

A Comissão Organizadora da 1ª Marcha LGBT no Porto

Organização oficial: Panteras Rosa – Frente de Combate à Homofobia / UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta / Clube Safo / ATTAC – Portugal

Colaboradores: rede ex aequo, Bi-Portugal, PortugalGay.Pt; AT, Amnistia Internacional Portugal, Centro das Culturas AMCD, não te prives, SOS Racismo, Partido Humanista, GRIP.