Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

9.16.2005

Mas o que é isto?!

Estou em estado de choque com o debate de ontem entre Carmona e Carrilho.
Dou já de mão beijada que Carrilho não é propriamente a pessoa mais humilde do mundo (aliás a sua arrogância vai-lhe custar a Câmara) mas não me parece um mentiroso profissional, como Carmona parece ser.
Nunca eu vi em Portugal um político que mentisse com todos os dentes perante factos e documentos que na hora o contradizem e se mantivesse impávido e sereno, esgrimindo truques de retórica, como por exemplo a tentativa de ridicularizar ou diminuir pessoalmente o outro candidato ou ainda mudar de assunto. Se um político hoje acredita que convence os portugueses sendo assim então estamos mesmo bem mal... Aliás, penso que é por ter sido tão sistematicamente desmascarado que se sentia tão desconfortável. E tanto temia o debate.

Como disse, Carrilho também não é flor que se cheire, e a forma displicente como tratou Sá Fernandes e o tentou diminuir pessoalmente foi também confrangedora. Mas a arrogância ainda não é tão grave politicamente quanto a mentira, me parece.

Todos os outros três candidatos têm tido atitudes pessoalmente mais democráticas e dialogantes.

Sá Fernandes tem pecado realmente por alguma emocionalidade na análise das questões (mas que pode render votos) como bem sublinhou Nogueira Pinto (cuja análise sistemática da economia social da cidade é necessária mas não só com as IPSSs de inspiração católica - porque não fala das ONGs? - e, não só com organizações que têm um estatuto - o de IPSS - dado pela Santa Casa...). Mas a emoção é também o sonho e devo confessar que me emocionei a ler o programa (!!!:) de Sá Fernandes, nomeadamente a abordagem ambiental.

Ruben de Carvalho perde votos por esconder o homem, o político e autarca inteligente e bem formado, atrás do seu colectivo PCP. São excelentes ideias, as comunistas, que podiam conquistar mais votos.