Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

11.29.2005

Deveres patrióticos:)

Mais um documento sobre as estatísticas demográficas do INE e lá se levantam vozes histéricas a respeito do decréscimo da família tradicional e da natalidade (escrevo-as assim mas não as vejo como causa-efeito, atenção). Bem, vá lá, vá lá, já se vai elogiando a emancipação da mulher como factor de decréscimo da família tradicional, mas já não se considera esse argumento suficiente para a diminuição da natalidade.
Quanto a esta questão ainda há quem ache que, além de subsídios de incentivo, as pessoas deviam sim, interiorizar isso como um dever, o dever de substituir as gerações de portugueses por portugueses, um dever patriótico, portanto. Essas mesmas pessoas, como a psiquiatra Mariana Neto, esquecem-se de referir coisas tão importantes como o aumento das estruturas de apoio à primeira infância, nomeadamente nas próprias empresas, e a divisão dos custos de carreira entre homens e mulheres.
Por outro lado, é falso que o país não esteja a crescer demograficamente, porque está, devido aos imigrantes. Então, se estes são jovens e têm família com crianças, porque não incentivar mais o reagrupamento familiar. Ah, não são portugueses de gema. Que chato, não é?