Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

1.22.2006

Modding

E por falar em automóveis, sou uma admiradora do tunning, ou dum estilo discreto de tunning: aquele que melhora artesanalmente o veículo, sobre todos os aspectos, mas sem que se perceba imediatamente que é tunning. Outra coisa que me fascina é o tunning sobre veículos antigos ( e também vos hei-de falar como adoro relógios dos anos 50 e como acho fascinante recuperá-los:).
Bem, mas o modding: o modding é o tunning para as caixas dos PCs e teve recentemente o primeiro campeonato nacional português. Mas não se trata apenas de personalizar as caixas mas sim toda a máquina; é a estilização/personalização do upgrade. É o que tinha de ser.

8 Comments:

Blogger C_mim said...

Olha outra coisa que gosto. Na última empresa em que trabalhei era fân do modding. E realmente para além da decoração, podem fazer-se grandes melhorias técnicas a uma máquina dessa. Depende da finalidade: jogos, filmes, etc...

Quanto a relógios: gosto dos de bolso ;) A decoração conta smepre uma história.

13:53

 
Blogger Anabela Rocha said...

Ah, sim? E então não podes por aqui uns linkzinhos fixes em português dessa coisa. É que tive alguma dificuldade em encontrar.
para mim é fundamental o modding. É uma luta contra o domínio de algumas profissões sobre outras sob o pretexto de que há coisas demasiado especializadas para serem feitas por leigos - os principais instigadores desta ideia são os médicos e os advogados. mas há outros espertinhos, como os técnicos de informática, que também querem ser especialistas de coisas simples, como por exemplo montar um PC (não digo que tudo seja simples e acessível nestas profissões; digo é que se aproveitam financeiramente da ideia de que tudo é muito especialzado).

08:26

 
Blogger C_mim said...

Neste ponto não poderia tar mais de acordo... Quanto às ideias anti-democráticas já é outra história. As questões são: será que existe democracia. Será que existe esquerda? Será que existe direita? Eu acho que não.

Eu já tive de acompanhar equipas de programadores e técnicos de informática durante 3 anos. Era carinhosamente chamada de marketóide. GRUUUUUMMPFFFFFF....

Mas ao menos agora já tou imune.

Em Fevereiro dedico-me ao teu pedido. Balle?

09:35

 
Blogger C_mim said...

Ora enquanto os meus "miúdos" fazem as suas lojinhas virtuais, tive tempo para fazer uma pesquisa rápida

comecem por estas 2 marcas:

www.thermaltake.com.br
www.coolermaster.europe.com
(está tá em inglês, sorry)

São líderes de mercado em equipamento para modding em POrtugal

...e devem sempre consultar estas marcas para fazer modding à séria

www.asus.pt
(adoro os barebones deles)
www.nvidia.com
www.gigabyte.com.pt

E pronto pra começar a artilhar um PCzito isto deve dar...

10:52

 
Blogger Anabela Rocha said...

C_mim: obrigada pelos links! Uma contribuição para a democratização do mercado dos PCs nada má para quem não acredita em democracias:)
Olha, do ponto de vista da história das ideologias é indiscutível que existe esquerda e direita; do ponto de vista das práticas políticas, nem sempre é de esquerda quem o diz (e igual para a direita) e nem sempre é fácil classificar uma determinada visão como de esquerda ou de direita - o que não é, em si mesmo, uma questão fundamental. Fundamental é perceber quais são as vidas facilitadas com determinadas medidas e quais são as dificultadas, ou mesmo impossibilitadas. Normalmente esta questão tem respostas estandardizadas diferentes consoante estamos a falar de políticas de esquerda ou de direita.

21:22

 
Blogger C_mim said...

Boa resposta. Concordo em parte...

Mas acredito mais em comunidades/sociedades com liberdade de expressão e forte sentido cívico... Mas acho que isto ainda é um bocado "muito à frente".

Meus eu suporto e sustento isso aplicando os príncipios da teoria de Gestalt (utilizada pelos psicoterapeutas):

"...Embora não haja nenhuma palavra equivalente na língua portuguesa para a palavra alemã gestalt, o sentido geral é de uma disposição ou configuração, uma organização (c_mim: sociedade) específica de partes que constituem um todo particular.

O princípio fundamental da Teoria da Gestalt sugere que a análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é constituído pelas interações e interdependências das partes. As partes de uma gestalt não mantêm sua indentidadde quando estão separadas de uma função no lugar do todo.

"Uma gestalt é um fenômeno irredutível. É uma essência que está aí e que desaparece se o todo é fragmentado em seus componentes".

Deste modo é que a teoria da gestalt se propõe a estudar a vida psíquica (C_mim: estudar a sociedade) sob o aspecto da combinação de elementos que a constituem."

Faz sentido? É que eu de filosofia na percebo nada!!...

09:33

 
Blogger Anabela Rocha said...

C_mim: faz todo o sentido. As comunidades, mas também as sociedades em geral, possuem mecanismos de organização e de produção que não são compreensíveis só pela soma da análise das partes.
Nas sociedades existem normalmente mais conflitos, mais jogos de poder, do que nas comunidades; mas isto não é motivo para desistir de as influenciar ou de nelas participar.

11:52

 
Blogger C_mim said...

Pois, só se pode mudar um sistema estando dentro dele.

21:02

 

Enviar um comentário

<< Home