Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

6.01.2006

Plano Nacional de Leitura

Boa inciativa divulgada hoje. Mas talvez fosse também uma boa altura para a ministra da educação reconhecer a baixíssima escolaridade das famílias portuguesas, o número inexistente de livros em muitas casas, naquilo que é o principal contributo para o abandono e o insucesso escolar, ou seja, uma percepção de que a cultura nada vale - não os professores, não os professores...

3 Comments:

Blogger /me said...

"Os alunos do 2º ciclo vão ter um tempo lectivo por semana para leitura de livros (o que, aliás, já acontece em muitas escolas públicas e privadas). "

Lamento, mas não acredito que isto fomente o gosto pela leitura. Nem de perto, nem de longe. Bem pelo contrário.

10:26

 
Blogger Anabela Rocha said...

Me: isso é no 2º ciclo, depois de actividades diárias no 1º ciclo.
Realmente a leitura obrigatória não é a forma mais famosa de promover o gosto pela leitura mas, entre isso e nada (que é onde nos encontramos na grande maioria dos alunos), antes isso.

11:55

 
Anonymous Anónimo said...

Antes isso, claro.
Mas ainda há mais do que isso. O tempo de leitura obrigatória pode criar hábitos de leitura. E os hábitos de leitura criam, na maioria dos casos, gosto pela leitura. Sem o hábito nunca se desenvolverá o gosto. E o que falta muitas vezes às nossas crianças, também pelos motivos apresentados neste post, são os hábitos. Sem hábito nunca se saberá do gosto. Porque ele não é necessariamente espontâneo.
(As pessoas também liam poucos jornais. Os jovens menos ainda. Desde que há jornais de distribuição gratuita nos transportes públicos, todos os dias chegam jovens adolescentes à escola com o jornal na mão. E sentem a falta da sua leitua ao fim-de-semana. São eles que o dizem.)
Esperemos os resultados. E esperemos a selecção dos textos.

12:46

 

Enviar um comentário

<< Home