Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

7.18.2006

Feminilidades trans

"A Cisgeneronormatividade é um conceito que empurra as pessoas para uma identidade de género standard, ou seja, que exclui o fenómeno Transgénero. Não exclui especificamente, na minha opinião, o fenómeno da Transexualidade, porque uma pessoa Transexual, uma vez feita a transição, não é obrigatoriamente Transgénero: uma Mulher Transexual pode ter uma identidade de género completamente igual à de uma Mulher Cisgénero. Mesmo assim, a Cisgeneronormatividade age de uma forma diferente em relação às pessoas Transexuais, empurrando-as para uma definição ainda mais restrita do seu género."
Retirado daqui.
Este post é duma clarividência rara nas comunidades trans, no meu entender. De facto, muitas mulheres trans deixam-se restringir na sua feminilidade pela feminilidade cisnormativa, o que é uma pena. Pena porque penso que ser mulher trans inclui uma mais-valia, que é precisamente a sua história de vida de transição, que felizmente é cada vez mais assumida e integrada pelas mulheres trans, para seu próprio bem-estar psicológico e para maior liberdade, sua e de todos.
Por mais que a masculinidade possa ser vista pela mulher trans como um erro a apagar, ela foi vivida e penso que é muito duro e deshumano estar à espera que seja simplesmente apagada. Penso que todos somos mais felizes se integrarmos devidamente as nossas masculinidades e feminilidades.

3 Comments:

Blogger Grace said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

19:45

 
Blogger Siona said...

Humm. Obrigada. Agora desencorajaram-me completamente de relatar os meus hábitos "masculinos", como beber Pepsi da garrafa, gostar de mostarda de dijon bem forte, de refeições rápidas e fáceis de fazer, odiar telenovelas, adorar PCs, e outras coisas (bem) piores.

E a questão da "experiência" é um bocadinho complexa. Mais do que alguns hábitos, as pessoas Transexuais adquirem uma cicatriz tremenda que as lembra que não são "normais" para o resto da vida. É daí, talvez, que vem a tendência para a hiper-feminilidade / masculinidade. Mas ao eliminar traços que consideram (muitas vezes erradamente) serem masculinos, as Mulheres Transexuais eliminam também muito do resto da sua personalidade. Tornam-se pessoas com pouca profundidade, onde só ficaram uns resquícios de feminilidade extrema e nada mais. É triste? Muito.

06:08

 
Blogger Grace said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

09:36

 

Enviar um comentário

<< Home