Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

9.19.2005

Ser gente

Arrancou mais um ano lectivo.
Nos anos recentes, muito por influência do meu Mouzo, e por pura necessidade de saúde mental, tenho vindo a investir mais emocionalmente na minha relação com os alunos, e até com os colegas. Se quero um ambiente de trabalho mais humano tenho de fazer por isso, né?

Assim, cheguei à conclusão que só se for verdadeira com as minhas emoções, expectativas e receios face aos meus alunos no começo do ano consigo desde logo encetar com eles algo precioso: uma relação. De confiança. Entre pessoas.

Asssim, e quem me conhece sabe que isto não é fácil para mim (eu sou mais do tipo caladona e afectivamente pouco expressiva com a generalidade das pessoas), faço um grande esforço, mas muito gratificante, no sentido de me expor um pouco, explicar-lhes isto mesmo que vos estou aqui a dizer, características pessoais incluídas, nomeadamente o facto da minha homossexualidade me fazer ainda mais reservada com quem não conheço por recear a reacção das pessoas, frisando que tentarei combater estes traços pessoais no sentido de estar disponível para eles - eles que, apesar de serem grandinhos, precisam sempre de muito mais ajuda e apoio do que inicialmente poderíamos supor.

Este é o primeiro passo para tentar também ouvir os anseios e receios deles. Para me dispor a conhecê-los, para me pre-ocupar com eles. No fundo, para cuidar deles no que estiver ao meu alcance.

E é muito giro a espécie de respeito amistoso que se instala - o ideal para todos crescermos... como gente.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E eu tenho muito orgulho em ti por isto!

20:45

 
Blogger Anabela Rocha said...

Puxa, Urso, obrigada!

20:05

 
Anonymous Anónimo said...

Bom de facto...

15:07

 

Enviar um comentário

<< Home