Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

5.26.2006

Políticas de natalidade a sério

Dinamarca aprova fecundação assistida para lésbica
Procedimento será feito em hospitais públicos, com despesas pagas pelo Estado
Globo Online

25/05/2006 - 16:14 - COPENHAGUE - O Parlamento dinamarquês aprovou uma lei que permite mulheres solteiras e lésbicas fazerem a fecundação assistida nos hospitais públicos, com as despesas pagas pelo Estado. A decisão foi aprovada com apenas um voto de diferença.
Os sociais-democratas e os outros partidos da oposição comemoraram no Parlamento quando viram que o governo teve minoria e que a lei foi aprovada graças ao apoio de alguns deputados liberais.
A Dinamarca em 1989 foi o primeiro país que adotou o sistema de união entre os homossexuais e desde então outras questões como adoção, casamento e fecundação assistida foram discutidos sem que houvesse uma solução. Sobre a questão da fecundação assistida, vários partidos políticos apresentaram inúmeras propostas há muito tempo.
Os liberais, que são a maior força de governo, elaboraram um compromisso pensando em permitir a fecundação assistida para mulheres solteiras e lésbicas, mas os gastos seriam por conta delas e o processo deveria ser feito em hospitais particulares.
Os conservadores sempre se opuseram. Agora, a proposta apresentada pelos sociais-democratas, socialistas populares e pela Lista Unitária foi aprovada com a ajuda de alguns liberais.
A medida prevê que as mulheres solteiras ou lésbicas, para ter filhos, terão os mesmos direitos que as casadas para a fecundação assistida oferecida gratuitamente nos hospitais públicos.