Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

9.28.2006

Violência nas escolas

Recentemente foi divulgado um estudo da Deco sobre violência nas escolas. Infelizmente são misturadas duas ou três questões diferentes: a violência, a criminalidade, a discriminação. Assim, apesar do mérito de chamar a atenção para o assunto este estudo continua, aparentemente (será publicado agora em Outubro na íntegra), a invisibilizar o bullying, do qual são vítimas muitas crianças e adolescentes percepcionados como queer.
Nomeadamente há uma grande luz vermelha sobre a Escola de Dança do Conservatório que, com a maior percentagem de casos de "violência física ou psicológica" a nível nacional necessita urgentemente de acções de prevenção de possível bullying, muito provavelmente motivado por percepções queer e provavelmente também por razões que têm a ver com a forma corporal (fragilidade, obesidade, etc).

3 Comments:

Blogger L said...

"Bullying" por exibir variância de género no liceu... hum, onde é que eu já ouvi falar disso?

Agora a sério: acho que ainda estamos muito longe de haver sequer condições para que, levantada a questão, seja respondida com seriedade por parte das instituições. O que significa que vão continuar a haver muitas pessoas que vão ficar com cicatrizes psicológicas e físicas por este país fora, ainda não sabem elas muito bem como lidar com a questão da sua variância de género e se sentem completamente sozinhas e abandonadas no mundo.

14:25

 
Anonymous Bind date said...

Uma boa ideia
Lê-se no http://mixbrasil.uol.com.br/mp/upload/noticia/11_101_58098.shtml de 21/02/2007:
«Nova Jersey: escolas terão que proteger seus alunos gays
(…) A Suprema Corte do estado aprovou lei estadual que garante protecção a estudantes que sofrem agressões de outros alunos por causa da orientação sexual.
A medida obriga as delegacias de ensino do estado a tomar medidas para proteger alunos homossexuais contra perseguições e a prática bullying. A decisão foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira, 21/2.»

22:50

 
Blogger Anabela Rocha said...

http://books.guardian.co.uk/news/articles/0,,2031259,00.html

A pilot scheme introducing books dealing with gay issues to children from the ages of four to 11 has just been launched in England's schools.

It is being argued that the books, one of which is a fairytale featuring a prince who turns down three princesses before falling in love and marrying a man, are necessary to make homosexuality seem normal to children. Fourteen schools and one local authority, backed by teaching unions and a government-funded organisation, are running the controversial scheme, which has been attacked by Christian groups.

14:53

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home