Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

9.08.2007

Sobre Kassel e arredores a Norte

Kassel é uma cidade racionalisticamente reconstruída após a massiva destruição do pós-guerra, não sendo particularmente bonita. A exposição dialoga frequentemente com a arquitectura e apaisagem urbana em que se encontra, sendo de salientar que o Fredericianum foi o primeiro museu público do mundo, construído portanto dentro do espírito das Luzes, não deixando de ter raízes também, como as prórpias Luzes, na violência, ao ter sido financiado por dinheiro de guerra. A cidade é, ainda hoje, fabricante de tanques.
A título de conselho, para futuros viajantes desprevenidos, como eu fui, recomendo alojamento em Hannover-Wonder, pequena vila com centro histórico, de entardeceres românticos (e pejada de portugueses a servirem nos restaurantes e cafés).
Gottïngen é a cidade universitária das redondezas, também com centro histórico mas menos preservado, com forte componente de um comércio cuidado e um simpático mercado biológico ao sábado de manhã.
Mais longe, e sempre a Norte, pois foi por onde andei (Wuppertall e Pina Bausch ficaram para outra altura), recomendo também Hannover, principalmente o centro histórico e suas imediações de jardins e lagos. Também é lá que decorre a exposição anual "Made in Germany", dedicada à arte contemporânea alemã, que merece visita.
Por fim, recomendo os parques naturais e lagos, para descomprimir das vistas citadinas e invejar o estilo de vida saudável dos alemães.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home