Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

2.13.2006

Cartoons, liberdade de expressão, ofensas

Pois, a liberdade de expressão é o fundamental. E a luta entre opiniões divergentes no espaço público, e blá, blá, blá, e viva Habermas...
Pois eu, daqui da perspectiva duma comunidade, a homossexual, que tem sido alvo de expressões públicas, nomeadamente nos media, altamente ofensivas, pergunto a esses senhores:
1) está garantido o acesso a esse espaço público para todos de igual forma?
2) não está, e por vezes, tal é o desíquilibrio de poderes num dado momento histórico, que ele está mesmo vedado, e é impossível conseguir uma voz para contrapor o que quer que seja - veja-se as dificuldades por vezes em conseguir direito de resposta nos media, nomeadamente na voz dos próprios ofendidos... (ex: aquando da associação entre homossexualidade e pedofilia de César das Neves o DN considerou que não tinha que dar voz à Opus Gay ou a ninguém a título individual porque não tinham sido visados...)
3) a solução da transposição das diferenças para um conflito jurídico deve ser das últimas e, por vezes, nem aí se consegue voz, de tal forma o próprio sistema é ele próprio fóbico dessa comunidade (veja-se como a Opus Gay não foi aceite como acusadora de César das Neves e agora tentam fazê-lo comigo, enquanto cidadã individual...provavelmente também com a desculpa de que não são directamente visados - uma noção bem estreita do "directamente" quando as tais pessoas que não são supostamente "directamente" visadas sofrem imediatamente repercurssões na sua vida pública, familiar e profissional dessas ofensas...)
4) já a resposta violenta então, é totalmente despropositada e impensável - mas é preciso assumir que temos sido parcos no desenvolvimento das condições de acesso equilibrado ao espaço público de muitos (o que não me parece o caso dos islamistas moderados, que podem perfeitamente intervir; aliás, os Governos desejam encarecidamente que intervenham. Ou seja, também não me parece que o islamismo fundamentalista pretenda simplesmente aceder ao espaço público; pretendem de facto atacar os seus valores fundamentais, o que é inadmissível)
5) por fim, Freitas do Amaral tem razão numa coisa: "Biba o conbíbio"! Porque não há nada como testemunhar a vida dos Outros para nos apercebermos de que não são assim tão Outros. Mas, enquanto não há convívio suficiente, é preciso humildade na avaliação das virtudes e defeitos do nosso espaço público.

6 Comments:

Blogger C_mim said...

Deixa cá ver se eu estou a entender... O César das Neves vai processar-te pelo que escreves-te neste espaço de informação público??? Sim porque com uma pós-graduação em jornalismo deves ger carteira profissional.

Se sim... Posso tentar arranjar-te uma advogada que é especialista a dar cabo do canastro a .......................................... cheios de rocócós, teias de aranha e a cheirar a mofo(eu não quero ser processada);P

Balle?

13:49

 
Blogger C_mim said...

Se não te importas vou deixar aqui uma mensagem à Calamity Grace:

Ai...Ai... já não se "posta" desde Janeiro... E tem os comentários ao seu blog bloqueados... Que coisa feia...

E eu que gosto tanto de ler coisas sobre arquitectura...

Bá lá... Não me digas que em fiães não há arquitectura de jeito.

Um dias deste conto-te a apreciação de uma senhora de Stº Tirso à arquitectura do novo estádio da luz, que tem capacidade para 65.000 pessoas ;))) é do melhor... é do melhor...

13:58

 
Blogger Grace said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

14:42

 
Blogger Anabela Rocha said...

C-mim: tás à vontade para usar e abusar:)
Outra coisa: eu não sou jornalista e não estou a ser processada; eu (e o Ministério Público) é que estou a processar o senhor.

17:46

 
Blogger Anabela Rocha said...

Só uma coisa, antes que alguém se engane, tal é a tareia que o homem anda a levar em todo o lado: o que eu disse do Freitas é a sério; não estou a ironizar.

18:43

 
Blogger C_mim said...

Ah bem... Fico mais descansada...
Que eu gosto da liberdade de expressão.

E espero qe ganhes o processo.

23:17

 

Enviar um comentário

<< Home