Blog duma gaja... bem... esquisita, estranha, tarada:) Enfim... queer!

6.27.2006

Festa:)

Eu, em plena terapia emotivo-política:) , na nossa marcha.

Se repararem bem, o mastro da minha bandeira é um cabo de esfregona:) É simbólico, claro:))) Simbólico dos trabalhos em que esta bandeira me tem metido!:)

(brigada pela foto Ricardo; se não fosses tu nunca eu teria postado uma foto minha, nunca:) Mais a sério: brigada Ricardo pelo teu Orgulho. Tem sido sempre uma força e uma inspiração migão!

6.26.2006

Costas largas

A Lusa resolveu usar este ano uma metáfora visual da verticalidade ascendente da nossa agenda, apoiada nas minhas costas:)

Por estes dias, já desisti de tentar fixar exactamente quando (é daquelas coisas que não entram...) faz 14 anos que morreu o meu pai.
Apesar da relação baseada no medo, no autoritarismo, no aprisionamento, no silêncio, e apesar da grande libertação que foi a sua morte para a vivência da minha liberdade, nomeadamente sexual, não consigo sequer começar a descrever as saudades que tenho dele - e hoje sei que sempre terei, parece que sempre mais...
"Saudades eternas", não é o que escrevem nas pedras? Pois, é isso mesmo que sentem os corações...

Felgueirices futebolísticas

Mas porque me admiro eu ainda com o tom da imprensa hoje sobre a prestação de ontem da equipa portuguesa?!
Porque é que ninguém diz que aquilo foi uma vergonha, um joguinho repleto de imaturidades, ausência de fair play e até sacanagem (veja-se a simulação de cotovelada na cara do Figo que levou a uma expulsão de um adversário)?
Triste, triste, passarmos aos quartos com este registo:(

6.25.2006

:)))))

Este é a nova flor do meu coração:)))) O meu sobrinho João:)

Mutilação Genital feminina é cá!

O livro Cicatrizes de Mulher de Sofia Branco pretende ser um alerta universal para o problema da MGF. No entanto, este é um daqueles problemas globais que, na Europa, sofre de invisibilização e silenciamento ao ser representado quase sempre como uma realidade que se passa "lá longe". Ora, este livro tem a grande vantagem de abrir timidamente as portas a um feminismo muçulmano português e, de uma forma mais geral, a um feminismo negro português. Para mim, é essa a sua grande mais valia.
Na Europa foi criado em 1997 o fórum Awaken para apoiar organizações e pessoas que lutem contra a MGF. No seu relatório de 2005 pode ler-se que existiram dificuldades de implementar legislação anti-MGF em cinco países. Quais? Bélgica, Espanha, Suécia, França e Reino Unido... Isto devido à prática não legislada de "vaginas de design" que resulta muitas vezes em consequências idênticas à da MGF...
Calculo que Portugal não faça parte da lista apenas porque, mais uma vez, nem relatores devemos ter envolvidos no projecto...

Disse igualdade?

Tem progredido mais a diversificação de nacionalidades do que a de género.
Não há dados sobre Portugal, mas os caso de Espanha e Itália não deixam grandes esperanças...

Campanha pelos Cuidados

O Lobby Europeu de Mulheres lançou uma campanha por cuidados acessíveis para todos os dependentes (principalmente crianças, idosos e deficientes), tendo particular atenção ao facto de que a maior parte dos cuidadores são mulheres, assim como a maior parte dos cuidados idosos.
Em Portugal começa agora a falar-se do stress do cuidador - mas continua invisível o facto de que a maior parte dos cuidadores são mulheres e de é sobre elas, e sobre a sua conciliação da vida familiar com a profissional que cai todo o peso, situação que virá a agravar-se com o envelhecimento populacional.
Já aqui referi que considero que não pode ser só o Estado a disponibilizar estas infra-estruturas de cuidado mas que as empresas também devem cumprir as suas responsabilidades sociais.

Igualdade

A Marcha Lgbt decorreu ontem sobre o tema forte da Igualdade.
2007 vai ser o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. É uma excelente oportunidade para o estado português ter finalmente uma posição mais pró-activa na luta contra as discriminações e na afirmação do valor social, cultural e económico da diversidade. Vai sendo tempo de sabermos qual o órgão português que vai coordenar as actividades do ano, assim como objectivos concretos, sua calendarização e operacionalização.
Fácil, fácil, era começar por uma distribuição maciça destes panfletos.

Por falar em activismo jurídico:)

Juiz espanhol revela união
O juiz de instrução espanhol Fernando Grande-Marlaska, encarregado de vários sumários abertos contra a organização separatista basca ETA, e seu braço político, Batasuna, revelou ontem na revista do jornal El País, em Madri, sua condição de homossexual casado. O magistrado, de 43 anos, confessou que, aproveitando a lei que entrou em vigor na Espanha em julho de 2005 e que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, casou-se em outubro com Gorka, seu companheiro de origem basca e filósofo de profissão, com quem vivia há nove anos. Submetido a uma forte pressão política e da mídia na polêmica fase de início de um processo de paz com a ETA, o juiz da Audiência Nacional, principal instância penal espanhola, relatou as dificuldades que teve como homossexual para que sua opção fosse aceita. "Não me sinto modelo para ninguém, mas há muitos rapazes que vivem em pequenos povoados e têm muitas dificuldades. Com isto pode ser que digam, veja, esse cara de quem os jornais falam tanto também é assim, então o que sou não será tão estranho, tão ruim", refletiu o juiz.
EFE

Activismo jurídico

A Associação Ilga Portugal requereu ao presidente da República a fiscalização preventiva da constitucionalidade do Decreto nº 64/X da Assembleia da República - que regula as técnicas de procriação medicamente assistida com o principal argumento que uma lei que se centra na questão do tratamento da infertilidade não poderá excluir as mulheres sós ou asmulheres lésbicas que vivam em união de facto. Sendo a infertilidade umadoença que precisa de uma resposta do Serviço Nacional de Saúde, o acesso aeste Serviço deverá ser universal. Muito bem!
Aproveito para divulgar que o processo que me opõe a João César das Neves, por difamação com publicidade (na sequência de inúmeros artigos difamatórios dos homossexuais publicados no DN) irá a tribunal em Março de 2007. O julgamento esteve marcado para Março deste ano mas, depois de ter conseguido que o tribunal considerasse que a Opus Gay, enquanto associação não nomeada nos artigos (apesar de ser legitimamente e estatutariamente representativa dos homossexuais portugueses...), fosse considerada acusadora ilegítima, César das Neves requereu igualmente a minha ilegitimidade para o acusar - resumindo: não existiria entidade, individual ou colectiva, que pudesse confrontar Sua Excelência... Uma festa de impunidade...
Já a resolução recente do Parlamento Europeu contra a homofobia, condena expressamente o aumento não só da violência como da retórica homófoba, reconhecendo claramente que há que colocar limites à expressão pública de determinadas ideias.

6.24.2006

Defender os nossos!

Luiz Mott é um grande activista gay brasileiro. Mais uma vez está a ser ameaçado de morte por católicos fundamentalistas. Eis a mensagem que recebi dele e, a seguir, a mensagem que enviei ao fundamentalista. Enviem também - esta gente só sossega se sentir democraticamente vigiada!
colegas
a exposição SANTO ANTONIO O DIVINO AMANTE DO MENINO JESUS
noticiada pela Folha, http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u122692.shtml
provoca a ira dos fundamentalistas.
favor protestar junto ao homofobo zaemonk@gmail.com
Ja fui ameaçado de morte várias vezes, notadamente quando discuti a sexualidade
de Zumbi e Santos Dumont.
espero viver até 100 anos para ver nossos direitos conquistados na plenitude.
Luiz Mott

From: Zaemon Kisaragi
To: presidencia@abglt.org.br ; luizmott@ufba.br
Sent: Thursday, June 22, 2006 9:43 PM
Subject: Santo Antonio e o menino Jesus
Luiz Mott,Como você tem coragem de afirmar que o santo português tem uma relação homossexual com o menino Jesus? E como poderia ter se Cristo viveu há dois mil anos enquanto o santo português viveu mais de dez séculos depois do Senhor? Tenha vergonha, seu verme! Seu lixo! Seu crápula!! Vá abrir esse seu rabo para quem quiser, até para os jumentos, mas não ouse falar dessas pessoas santas como se fossem da seu laia.Você merecia ser jogado num país onde há uma ditadura islâmica, aí sim você ia ver como é o negócio, seu desgraçado. No fundo você sabe que não vale nada, que não passa de um invertido que nega a própria natureza. Enfim, um sodomita tão imundo quanto todos os outros e que, por isso mesmo, não tem nem jamais terá autoridade para falar de assuntos que lhe escapam totalmente. Viu o que Deus fez com os gayzinhos que viviam em Sodoma? Mandou fogo e enxofre e os aniquilou, por que terá sido? Porque Ele odeia essa prática imunda de vocês. E Deus não muda de idéia. Acabe com essa conversinha safada. Você é lixo, é escória. Preste atenção. Tem muitos católicos de olho em você.
Minha mensagem:
Caro Zaemon:
Tive conhecimento da forma pouco democrática como você está tratando Luiz Mott.
Preste você atenção no que faz, tem muita gente de bem de olho em você também!
Anabela Rocha
Lisboa
Portugal

Cidade/ania

Hoje é dia de Pride mas principalmente é dia da Marcha.
Só os que nunca desfilaram podem pensar que esta marcha tem alguma coisa a ver com o que são hoje as marchas sindicais ou outras do género.
Esta é uma marcha por direitos mas é principalmente a marcha da celebração da nossa visibilidade na cidade, enquanto transeuntes mas também enquanto cidadãos. E, por isso, é com grande emoção que sempre vou e usufruo da enorme terapia emocional e política que é a sua existência.
Se quer sentir-se melhor e ainda curtir uma festa, venha à Marcha!

6.21.2006

Só para românticos:)

Curso de Tango de 2 dias
8 e 9 de Julho, das 15h30 às 18h30
(organização Museu Nacional do Traje com Opus Gay)

Público alvo: dos 10 aos 100 anos

Dias: Sábado + Domingo,

Quantidade de aulas: 4 (6 horas em total)

Carga horária:
Aula de Tango: 1,5 horas/aula
Aula de Milonga: 1 hora/aula

Distribuição das aulas:
Dia 1 (3 horas): 1 aula de Tango + 1 aula de Milonga (com intervalo)
Dia 2 (3 horas): 1 aula de Tango + 1 aula de Milonga (com intervalo)

Objectivos gerais:
Que o aluno possa utilizar o corpo para expressar-se (não apenas a boca...)
Que o aluno aprenda a usar o Tango para criar, improvisar, adaptar.
Que o aluno aprenda a usar o Tango para dialogar com outra pessoa.
Conhecer um bocadinho da cultura do Tango.

Programa:
Movimento:
(Vamos ter exercícios individuais, em par e em grupo).
Identificar as partes do nosso corpo que vão intervir em forma mais directa.
Aprofundar a capacidade de conexão com outra pessoa.
Compreender a estrutura do Tango.
Colocar a técnica da dança ao serviço da emoção e da criatividade.

Música:
Identificar os elementos da música com que podemos jogar.
Explorar os climas da música: intensidade, leveza, humor, etc.
Explorar a variedade musical do Tango.
Compartilhar a emoção da música mediante o abraço e o movimento.

Espaço:
Administrar o espaço.
Conseguir harmonia com o par, com a música, com o meio.

Cultura:
Conhecer um bocadinho da cultura do Tango.
Conhecer um bocadinho da história do Tango.

Inscreva-se !!!!
Informações :
TEL-962400017 ou TEL-966554453
40 euros/pessoa com lanche
(não é necessário calçado ou roupa especial)

Doce no Maxime

Quinta-feira lá estarão.
Muito eu queria ver uma lesbian girrrls band a recuperar alguns destes temas:))))

Até qu'enfim!

Sei duma pessoa que vai ficar muito contente com esta notícia e que a merece especialmente (além desta menina): finalmente está a ser produzida legislação completa para a transexualidade em Portugal. Vá lá, é para não nos esquecermos que temos um Governo socialista...
2007 vai ser um grande ano, é o que vos digo!

6.19.2006

Hoje às 00.20 na RTP2 L Word!

Cybill Shepherd vai ser lésbica em "The L Word"

Cybill Shepherd vai entrar para o elenco do seriado de TV "The L Word". A atriz de "A Gata e o Rato" e "Cybill" acaba de ser anunciada como uma das novidades da quarta temporada do show. Outro nome que vai fazer parte do elenco é a atriz Marlee Matlin. No show sobre lésbicas, Shepherd vai fazer o papel de uma mulher casada, com dois filhos, que começa a questionar sua sexualidade. Sua personagem vai ser a chefe de Bette Porter (Jennifer Beals) na Universidade da Califórnia. "The L Word" volta ao ar na TV americana em janeiro.
(Último Segundo, BR)

E Cavaco e os seus Roteiros? Vem aí a Marcha...

MENSAGEM DO SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICAÀ X PARADA DO ORGULHO GLBT DE SÃO PAULO
Brasília, junho de 2006

Companheiras e companheiros,
É com satisfação que atendo o simpático convite para dirigir-me aos participantes da X Parada do Orgulho GLBT, em São Paulo. Quero cumprimentar os organizadores do evento e transmitir a todos os que batalham para promover a dignidade e a defesa dos direitos dos gays, lésbicas e transgêneros palavras de ânimo, fé e confiança nos resultados dos esforços que, em conjunto, vimos desenvolvendo, desde o início de nosso mandato, com vistas a mudar a realidade que recebemos.
Nosso governo instalou-se já com o firme propósito de combater as ameaças aos direitos das pessoas com base em discriminação de qualquer tipo: de origem, raça, etnia, idade, credo religioso, convicção política ou orientação sexual.
Com esse propósito, fortalecemos a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, que instituiu, pouco tempo depois da nossa posse, o ''Brasil sem homofobia'', programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual. Isso porque a conscientização coletiva dos direitos da pessoa humana, que incluem a livre expressão da orientação sexual, só pode ocorrer em decorrência de políticas públicas integradas que incluam ações afirmativas, especialmente na área da educação.
Educar em direitos humanos é estimular processos de educação formal e não-formal de modo a contribuir para a construção da cidadania, para o conhecimento daqueles direitos e para o conseqüente respeito à pluralidade e à diversidade, não só sexual, mas étnica, racial, cultural, esportiva e de crenças religiosas.
Entretanto, não deve ser só a escola a única fonte difusora dessas concepções: os meios de comunicação de massa também se devem engajar nesse processo pelo enorme poder de penetração na sociedade. Os veículos de comunicação e informação, por meio de suas programações e imagens, assumem papel fundamental na educação para os direitos humanos na medida em que se comprometem com a divulgação de valores éticos e de cidadania.
Como formadores de opinião, os profissionais da imprensa escrita e das emissoras de rádio e TV devem ser fonte de produção e veiculação de conteúdos relacionados à tolerância e à aceitação das múltiplas diferenças, enfim, ao respeito à pessoa humana com vistas a instaurarmos cultura de paz e de amor ao próximo e construirmos sociedade mais justa, humana e solidária.
Nosso governo está firmemente empenhado na defesa desses valores e deseja continuar contando com a ação cooperativa das organizações que congregam gays, lésbicas e transgêneros, especialmente a ABGLT, para o atingimento desse objetivo, além de seguir recebendo outras contribuições, como na área da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Quero que todos saibam que continuamos ao lado da luta de vocês. Há poucos dias, na reunião de continuidade da III Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul, realizada em Buenos Aires, o Brasil sugeriu a inserção de dois itens para consideração do grupo: o tema da tortura e tratamento cruel e degradante e o combate à discriminação por orientação sexual. Outra iniciativa foi a da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, que lançou no dia 9 passado, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o “Programa Brasil sem Homofobia” durante sessão solene que o Legislativo paulista realizou para comemorar o Dia do Orgulho GLBTT por requerimento do deputado Ítalo Cardoso.
Desejo que esta parada transcorra, como tem ocorrido com os demais eventos da espécie, em paz e com alegria, de modo a ser mais um marco na ampliação da visibilidade do movimento e no conseqüente acumulo de forças na luta contra resistências e preconceitos.
Recebam todos meu fraternal abraço.
Lula da Silva

6.11.2006

Ming-liang Tsai

Realizador estranho este: The Wayward Cloud é um contra-porno musical, chinês. Sim, tudo isto junto, eu também não acreditava no que estava a ver:) Mas vale a pena - boa câmara e um certo sentido poético também.

6.10.2006

Na Baía não brincam

Exposição SANTO ANTÔNIO: O DIVINO AMANTE DO MENINO JESUS
Para celebrar a festa de Santo Antonio, o Grupo Gay da Bahia realiza exposição de “santinhos” e gravuras de pintores célebres que mostram Santo Antonio em cenas de devota intimidade beijando o Menino Jesus. O objetivo da mostra é discutir a evolução do carinho entre adultos e crianças e como a própria Igreja jamais rotulou de pedofilia estas inocentes manifestações místicas do santo mais querido da cristandade.
Santo Antonio é o santo mais popular do mundo: sua imagem com o Menino Jesus no colo está em todas igrejas. É celebrado não apenas dia 13 de junho, mas tem festa o ano inteiro, toda terça feira. É disputado por Itália e Portugal, já que nasceu em Lisboa (em 1191) mas tem como sobrenome “de Pádua”, cidade italiana onde morreu em 1231 aos 36 anos e onde está enterrado. Sua imagem e devoção evoluíram ao longo dos anos: primeiro foi cultuado como “martelo dos hereges”, devido a seus sermões em defesa da Igreja. Depois foi invocado pelos senhores no Brasil Colonial como “capitão do mato” para recuperar escravos fugidos. Hoje é representado como um santinho andrógino e casamenteiro. Na tradição do Candomblé Santo Antonio é associado a Ogum, o santo guerreiro. A imagem mais comum mostra Santo Antonio com o Menino Jesus no colo. O curioso é que não consta tal milagre em suas primeiras biografias, e alguns de seus biógrafos colocam em dúvida a veracidade desta aparição miraculosa, devendo-se à tradição oral iniciada só no século XVI. Há mesmo dúvida se tal aparição teria ocorrido na Itália ou na França.Examinando as pinturas e gravuras antigas que representam Santo Antonio com o Menino Jesus, fica evidente a proximidade física e intimidade como este santo franciscano se relacionava com o Filho de Maria Santíssima: o Menino Jesus aparece muitas vezes completamente nu; às vezes está envolto apenas num lençolzinho branco, seja pousado sobre um livro, seja nos braços ou no colo do santo. Outras vezes Santo Antonio segura o corpinho despido do Divino Infante com suas próprias mãos. É recíproca a manifestação de intimidade entre o Menino Jesus e o Santo, algumas pinturas mostrando “Jesusinho” acariciando o rosto do frade, ou Antonio fazendo carinho no rosto do Verbo Encarnado. Vários foram os pintores que ousaram mais ainda: mostram o Santo e o Menino com as faces tão próximas, como trocando um beijo na boca. Escritores místicos associaram tais cenas a Cupido e Ganimedes, adolescentes amantes de Zeus.Antigamente, muitos foram os santos barrocos que tiveram estranha intimidade com a divindade: São Francisco de Assis é estampado beijando demoradamente a chaga do peito do Cristo; São Caetano recebeu em sua boca algumas gotas do leite de Nossa Senhora; Santa Verônica Giuliani e a nossa negra “Santa Rosa Egipcíaca” davam seu peito ao Menino Jesus para mamar. Tudo isso documentado nos processos de canonização destes santos. Essa exposição SANTO ANTONIO: O DIVINO AMANTE DO MENINO JESUS quer discutir a evolução do carinho humano através das imagens do milagre da aparição do Menino Jesus a Santo Antonio. Quer polemizar a idéia de que a intimidade entre adultos e crianças nem sempre foi considerada crime e tratada como “pedofilia”.

Elfriede Jelinek

O lançamento do mês é, para mim, "As amantes". Não é lésbico. Mas é impiedoso na análise da condição feminina dum certo estrato social, conforme já tinha referido.

6.09.2006

The best

Uma alma caridosa depositou-me este FANTÁSTICO anúncio no email.

Gisberta

Aqui o trailer/apelo do documentário/campanha.
Quanto à cobertura mediática, apenas um sinal revoltante: até a notícia da Lusa é brasileira!
E outro que já mete nojo: a insistência em falar de um tal Gisberto...

6.07.2006

:))))))))))

Com a apresentação do plano preliminar de revitalização da Baixa e a proposta de revisão da carreira docente apresentada pelo ME tenho andado tão enrolada em papéis que me esqueci de postar o mais importante: o meu sobrinho João nasce dia 13!!!!!!!!!
Ah, caraças! Há coisas muito boas!:)

Apelo à participação

8 de Junho:
Sessão Pública no Porto: Sessão Pública de Debate e exibição do documentário “Gisberta – Liberdade”, às 21h30 Academia Contemporânea do Espectáculo, Praceta Coronel Pacheco (Panteras Rosa, @t. ILGA-Portugal, Rede Ex-Aequo, não te prives, Clube Safo, PortugalGay.PT)
Lisboa: Conferência de Imprensa: apresentação do manifesto dos movimentos europeus contra sobre o assassinato de Gisberta e a transfobia em Portugal. Frente à escadaria da Assembleia da República, 12h. Levaremos máscaras com o rosto de Gisberta, para que o poder político não possa esquecê-lo. (@t,. Panteras Rosa, rede Ex-Aequo, não te prives, Clube Safo, Opus Gay)
Coimbra: Sessão Pública de Debate e exibição do documentário “Gisberta – Liberdade”. 21h30 na cave da Galeria Bar Santa Clara.Faro: Instituto Português da Juventude de Faro, Rua da PSP (ao pé do Jardim Alameda e da Biblioteca Municipal) às 20h30 (Rede Ex-Aequo)

Afinal é queer!

Recém-chegado à blogayesfera o blog de Frederico Lourenço. E, que surpresa, afinal sempre há sangue queer naquelas veias!:) E há esperança para a escrita, boa, um dia ser um pouco menos... luminosa... Assim o menino se permita...

Ciberzices

Há muito que não posto sobre novidades nestas àreas porque não tem aparecido nada realmente inovador ou reflector de novas tendências para ficar (bem, além do comando da nova Xbox, que estabelece uma nova relação da gestualidade com o jogo/máquina, mas que já foi anunciado há muito e agora está à venda).
O Google lançou hoje o primeiro sinal daquilo que referia há tempos: um escritório totalmente on line. No caso um Excell on line - preparem-se para a optimização do trabalho em rede através da internetização das próprias aplicações.

6.06.2006

Alegrias II

Afinal o 10º Arraial Pride não será no Terreiro do Paço, como anunciado na agenda de Lisboa, mas sim na Praça da Figueira. Não é tão simbolicamente central mas não deixa de ser uma praça bem central e ligada a uma zona multicultural, com um forte património de diversidade. Mantém-se a alegria do regresso do Arraial à cidade.
Outra grande alegria é o anúncio duma Marcha do Orgulho no Porto, a 8 de Julho. Lá estarei, com um grande agradecimento aos promotores desta iniciativa mais para o lado das minhas terras.

6.01.2006

Plano Nacional de Leitura

Boa inciativa divulgada hoje. Mas talvez fosse também uma boa altura para a ministra da educação reconhecer a baixíssima escolaridade das famílias portuguesas, o número inexistente de livros em muitas casas, naquilo que é o principal contributo para o abandono e o insucesso escolar, ou seja, uma percepção de que a cultura nada vale - não os professores, não os professores...

Natalidade e responsabilidade social das empresas

O DN dedica hoje o seu tema à baixa da natalidade em Portugal, equacionando uma série de factores mas dando pouquíssimo relevo à falta de equipamentos sociais de apoio às infâncias (a taxa de cobertura das creches e pré-primárias é inferior a 30%, mesmo a pagar...), equipamentos esses que deveriam ser oferecidos pelo Estado mas também promovidos por ele, por exemplo atribuindo benefícios fiscais às empresas, ou conjunto de empresas, que os ofereçam. Chega dessa conversa sobre "quem fica em casa" e "onde estão os avós". Todos somos responsáveis pelas nossas crianças, não só as suas famílias.

Dia da Criança e Alegrias:)))

Hoje é o dia da criança e eu já tive a minha grande alegria: a emoção antecipada de saber que o Arraial Pride será, de acordo com a Agenda de Lisboa, na Praça do Comércio/Terreiro do Paço! Dado o simbolismo e localização desta Praça penso que será uma emoção comparável ao que foram, para mim, os dois outros grandes momentos de expressão pública dos nossos movimentos: a primeira marcha pride na Av. da Liberdade e a primeira marcha contra o VIH/Sida (e as suas velas junto ao Arco da R. Augusta), numa altura em que todos precisávamos de expressar o nosso luto.
A Ilga está de parabéns por ter considerado e lutado por este lugar, assim como a CML - sempre são 10 anos de Arraial Pride: o miolo do que significa a cidade volta a ser nosso, num local de e para todos. Urra!